quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013


A Escola EB 2,3 do Caramulo promove a Criação de Centro de Estudos e Interpretação da Serra do Caramulo (CEISCar)

A escola E.B. 2,3 do Caramulo, integrada no Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro, promoveu a primeira reunião do Grupo de Fundadores do Centro de Estudos e Interpretação da Serra do Caramulo (CEISCar), que ocorreu naquela escola, no dia 2 de Fevereiro, pelas 10 horas.
É assim dado mais um passo na concretização do projeto “Conhecer o que nosso, para preservar e valorizar”, apresentado pelo então Agrupamento de Escolas do Caramulo e distinguido com o prémio Escolar Montepio 2011, no valor de 25 mil euros.
Estiveram presentes os representantes das Juntas de Freguesia da Serra do Caramulo, o Sr. Vereador da Educação e Cultura da Câmara Municipal de Tondela e os professores do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro: o presidente e vice presidente da CAP e os restantes elementos da comissão de trabalho para a constituição do CEISCar, da qual faz parte a Confraria Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo.
Nesta reunião foram aprovados os estatutos do CEISCar e foi designada a Comissão Instaladora que terá como missão desenvolver todos os procedimentos obrigatórios e necessários para a constituição legal e formal do CEISCar.
Este Centro de Estudos tem como objetivos promover o estudo e a investigação nos vários domínios e interesses, designadamente ambiental, geográfico, biológico, geológico, histórico, etnográfico, gastronómico, etc, da Serra do Caramulo, sem perder de vista o interesse económico e de promoção da região onde se enquadra, potenciando e promovendo o empreendedorismo local. Poderá constituir-se como uma mais valia para o desenvolvimento sustentável desta região Serrana, uma vez que é fundamental conhecermos o que temos e o que nos distingue dos demais para podermos projetar o futuro, valorizando o que é nosso.
Nesta primeira fase procurou-se envolver todas as Freguesias com território na Serra do Caramulo e que pertencem aos concelhos de Tondela, Oliveira de Frades, Vouzela e Águeda. Dentro em breve serão convidadas pessoas singulares e coletivas a associarem-se a esta iniciativa para que o CEISCar seja uma realidade e possa, com a participação de todos quantos se sintam identificados com estes objetivos, contribuir para o conhecimento, preservação e valorização do património material e imaterial da Serra do Caramulo.
A inauguração da sede do CEISCar, a instalar no edifício do Turismo do Caramulo, está prevista para o dia 20 de abril de 2013estão todos, desde já, convidados.

Sem comentários:

Enviar um comentário