quarta-feira, 22 de julho de 2015

Último Domingo de Maio foi escolhido para o “ Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa “

Na sequência da consagração do projeto, subscrito por deputados de todo o país na Assembleia da República, e que veio a culminar no texto conjunto aprovado por unanimidade no passado dia 26 de Junho, do “Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa” e não perdendo tempo, a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, mãe da iniciativa, realizou já no passado dia 13, na Casa das Confrarias, no Casino da Figueira da Foz, a cerimónia da tomada de posse da Comissão Nacional composta por 30 entidades que irá ter a ser cargo, dar corpo ao programa para o primeiro destes dias que será celebrado a dia 29 de Maio de 2016.
A esta cerimónia que foi presidida pelo ministro Miguel Poiares Maduro e para  além das entidades empossadas, estiveram também presentes representações de confrarias gastronómicas federadas entre as quais a Confraria Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo, na qualidade de membro associado, assim como membro dos Órgãos Sociais da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas. Acompanhou a Confraria representante do Concelho de Tondela naquele que foi um momento de extrema importância para a Gastronomia Nacional, o Vereador Pedro Adão da Câmara Municipal de Tondela.
Nas intervenções da Presidente da Federação, Olga Cavaleiro, e do ministro Poiares Maduro ficou bem vincada a importância da Gastronomia que para além de constituir um importante ativo económico, cultural e histórico consegue ser também uma das mais importantes alavancas da economia do País porque a gastronomia e os setores que lhe estão associados representam cerda de 20% do PIB.
Gastronomia portuguesa é património cultural imaterial, é o tangível de um enorme intangível. É saber-fazer, é a singularidade dos processos de produção que trazem ao de cima, como o azeite na água, a arte da cozinha. É exuberância, multiplicidade, diversidade. Cada região apresenta uma paleta de sabores, aromas e texturas que a individualizam e a fundem num coletivo harmonioso. A diversidade é riqueza e não defeito e é o resultado da confluência de várias culturas gastronómicas como sejam, a dieta mediterrânica centrada na trilogia do vinho, trigo e azeite, na dieta continental fundamentada nas especificidades das raças autóctones e na dieta atlântica resultante da extensa costa enquanto reserva piscícola de Portugal. Desde sempre que se construiu pelo encontro com outros povos e culturas dando origem a sabores singulares. Gastronomia Portuguesa é alimentação variada e colorida que permite uma vida saudável. É a conjugação de alimentos que dão anos de vida. É elemento de atracão turístico às pequenas e grandes localidades. Vamos porque queremos saborear e conhecer um pouco mais de determinado produto. O turista quer conhecer o produto, saber mais sobre ele, ajudar a produzir.

No final da cerimónia realizou-se uma confraternização com degustação de pratos, produtos e vinhos oferecidos pelas Confrarias participantes onde puderam ser apreciadas algumas das melhores iguarias da nossa Gastronomia.


Sem comentários:

Enviar um comentário