domingo, 8 de março de 2015

 CONFRARIA GASTRONÓMICA DO CABRITO E DA SERRA DO CARAMULO, 

MARCA PRESENÇA NA BTL´15                                                                                                BOLSA TURISMO LISBOA 

No âmbito da  realização  da BTL 2015 –  Bolsa de Turismo  de  Lisboa,  a Confraria Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo participou nesta edição do evento em dois momentos, no dia 26 com entronização do vice-presidente da TAP, Eng. Luiz Mór como seu Confrade embaixador e no domingo  foram promovidos também, alguns produtos endógenos Serranos onde novamente o cabrito foi rei.
Em nome da TAP, Luiz da Gama Mór tornou-se confrade embaixador da Confraria do concelho de Tondela, tendo sido igualmente entronizado pelas outras 40 Confrarias Gastronómicas que fazem parte da Federação Portuguesa. A homenagem advém por ser a pessoa que dentro desta referência nacional, que é a transportadora aérea portuguesa ao ter abraçado o movimento confrádico nacional federado, para elevar o que há de bom em Portugal.
Depois do juramento, Luiz da Gama Mór recebeu o quadro com as insígnias das confrarias presentes. No final, o administrador da transportadora aérea referiu que fará “ o melhor em nome da TAP para honrar esse compromisso com as confrarias”, tendo “consciência que a força da TAP está em representar este país fantástico”.
Continuou a referir o responsável “o mundo do turismo tem sido cada vez mais parecido, muito igual, com experiências muitas vezes artificiais que não tocam nas pessoas. E o mundo inteiro procura genuinidade, autenticidade, originalidade e essa foi a preocupação que a TAP sempre teve, de mostrar Portugal como ele é, com esta riqueza toda”. Assim, para inverter essa “falta de autenticidade, “fiquei absolutamente encantado com a possibilidade de ter o apoio das confrarias gastronómicas para essa tarefa”. Desde 1 de Novembro de 2014 que a TAP divulga os vídeos das confrarias a bordo dos seus aviões nas rotas de médio e longo curso.
A Confraria Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo, ciente das suas responsabilidades enquanto divulgadora e promotora do seu território e seu património cultural, ao conseguir reunir o apoio dos parceiros do consórcio – CARAMULO, de imediato passou á ação realizando um vídeo promocional para o território intitulado CARAMULO UMA MARCA, a ser visionado nos aviões TAP a partir do final do mês de Novembro 2014.
 No segundo dia de participação a Confraria Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo em conjunto com a sua congénere afilhada, a Confraria dos carolos e papas de milho, proporcionaram aos convidados e visitantes do stand Turismo Centro de Portugal um momento de degustação único. Uma mostra de sabores autóctones, onde não faltou o Cabrito da Serra do Caramulo, sendo estas iguarias acompanhadas com fantásticos vinhos do Dão, produzidos em quintas do Concelho. 
Para Confraria Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo, a BTL ´15 foi uma oportunidade de exceção, não só para promover os produtos que defende, mas também mostrar os projetos concretizados e os que está a desenvolver.
As confrarias têm efetivamente uma importância relevante na promoção turística do país, poi esta não se faz apenas com grandes destinos. Por a permanência ser reduzida e quase exclusiva das grandes cidades, podemos preencher essa “fraqueza” com a riqueza gastronómica, paisagística, arquitetónica, histórica e cultural, com outros programas que nos permitam reter os visitantes por períodos mais longos.




Sem comentários:

Enviar um comentário